Páginas

QUEM SOU EU?

"O instante é o unico tempo do qual temos consciência"
(Gaston Bachelard).

José Edilson Teles, nascido em 17 de agosto de 1981, num vilarejo típico do sertão do Piauí, crescido e educado em São Paulo. Até que cheguei longe se comparar com a trajetória de meus pais. Devo tudo isso à minha mãe... Por isso, não me envergonho de minhas origens.

Embora tenha tentado negar o meu passado religioso (preconceito que procuro superar), demorei a admitir minha formação inicial na Teologia como base de minha carreira acadêmica. Embora não tenha dado sequencia nesta área e não me considere "teólogo" (ao menos no sentido "tradicional"), ainda mantenho particular interesse no diálogo teológico, ora pela "correlação tillichiana", ora pela "solidão barthiana", isto é, ainda sinto resquícios de um hábitos existencial. Quem nunca teve um desencanto? Por que negá-lo? Por que não somá-lo?

Somado a isso, atualmente dedico-me  à graduação em Sociologia e Política pela FESP-SP (iniciada em 2009), de onde faço uma releitura de minha trajetória. Devido a isso, tornei-me pesquisador e membro do Grupo de Estudos da Religião na Metrópelo do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (GERM-NAU); Grupo de Pesquisas Religiões e Espaço Público (CEBRAP/USP); "Núcleo de Estudos de Modernidade Religiosa" da Universidade Vale do São Franscisco (UNIVASF) e assistente de pesquisa do "Grupo de Estudos sobre Pentecostalismos" do Mackenzie. Mantenho particular interesse nas temáticas religiosidades, etnografia, teoria antropológica da religião e teologia contemporânea. Atualmente atuo como professor de Sociologia e Filosofia na rede pública de ensino (Ensino Médio) e professor de Sociologia da Religão e Teologia Contemporânea no Instituto de Educação Teológica no Estado de São Paulo (IETESP).

Alguns destes temas serão encontrados neste blog. Seja bem vindo.